CENTRO 2020 analisa candidaturas municipais de 250 ME de Fundos UE

A Autoridade de Gestão do CENTRO 2020, está a analisar 111 candidaturas de Iniciativa Municipal, que representam um investimento de 250 milhões de euros, conforme anunciado pela CCDRC.

Segundo a CCDRC, essas candidaturas correspondem a 183,2 milhões de euros de apoio do FEDER - Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, num investimento global que ascende a 249,7 milhões de euros. Entretanto, já foram efetuados os primeiros pagamentos do CENTRO 2020 a municípios da região, “contabilizando um total, até ao momento, de cerca de um milhão de euros”, segundo o organismo presidido por Ana Abrunhosa.

Por outro lado, “estão submetidos e em análise pedidos de pagamento que perfazem um valor superior a um milhão de euros” e que “cresce a cada dia”, acrescenta. “Mais importante do que os valores em causa é o facto de todo o sistema de informação e de gestão do Portugal 2020 estar já preparado para todo o ciclo de vida dos projetos, onde a componente pagamentos assume uma importância primordial”, refere Ana Abrunhosa.

O apoio de Fundos UE a projetos da região no âmbito do Portugal 2020 “iniciou-se primeiro aos projetos empresariais”, que já receberam 49,2 milhões de euros do FEDER, para um apoio aprovado de 242,2 milhões de euros, valores dos programas CENTRO 2020 e COMPETE 2020.”Este apoio chega agora em força aos projetos de iniciativa municipal”, sublinha Ana Abrunhosa.

A Autoridade de Gestão do CENTRO 2020 espera que, “após um período de aprovação de projetos aos municípios”, em domínios como a Educação, a Saúde, a Cultura, a Regeneração Urbana e as Lojas do Cidadão, as autarquias incrementem o ritmo de execução dos investimentos e aproveitem os Fundos da União Europeia disponíveis.

Entretanto aproxima-se a data de abertura – 10 de setembro – para as candidaturas ao desenvolvimento de novos conhecimentos e tecnologias nas Energias Renováveis, no âmbito do desafio societal ‘Energia Segura, Não Poluente e Eficiente” do Programa HORIZONTE 2020.

Consulte a última edição do Boletim Europa para saber mais sobre esta e outras candidaturas com gestão direta da Comissão Europeia, que têm potencial interesse para o Centro de Portugal.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: Portugal 2020

09/09/2016