Concursos para 2017 do Programa Horizonte 2020

 Horizonte 2020 - o maior instrumento da União Europeia especificamente orientado para o apoio à Investigação

GPPQ – Gabinete de Promoção do Programa Quadro de I&DT, está a organizar em vários pontos do país, diversas sessões dedicadas ao Programa Horizonte 2020 para divulgar os concursos de 2017 e promover a discussão sobre as vantagens de participação no Horizonte 2020 - o maior instrumento da União Europeia especificamente orientado para o apoio à Investigação, através do cofinanciamento de projetos de Investigação, Inovação e Demonstração.

Esta é uma oportunidade para conhecer as especificidades dos programas de trabalho e as tipologias dos projetos, saber como funcionam os concursos e para esclarecer as suas dúvidas com os Pontos de Contacto Nacionais do Programa Horizonte 2020.

As sessões são dirigidas a todos os atores nacionais, incluindo empresas, PME’s e associações empresariais, universidades, institutos de investigação. A Agenda e o formulário de registo para participar nos eventos estão disponíveis na página de eventos do GPPQ.

Para mais informações, contacte os Pontos de Contacto Nacionais do Horizonte 2020.

Horizonte 2020 – Programa-Quadro Comunitário de Investigação & Inovação, com um orçamento global superior a 77 mil milhões de euros para o período 2014-2020, é o maior instrumento da União Europeia especificamente orientado para o apoio à Investigação, através do cofinanciamento de projetos de Investigação, Inovação e Demonstração.

O apoio financeiro é concedido na base de concursos em competição e mediante um processo independente de avaliação das propostas apresentadas.

O H2020 é composto por três Pilares programáticos com âmbitos diferentes:

  • Pilar I – Excelência Científica (com cerca de 32% do orçamento total);
  • Pilar II – Liderança Industrial (correspondente a cerca de 22% do orçamento);
  • Pilar III – Desafios Societais (com cerca de 39% do orçamento total).

Em 2017 estarão disponíveis cerca de 7,5 mil milhões de euros para financiar projetos de Investigação e Inovação. Não perca esta oportunidade!

 

 

Fonte: Portugal 2020

20/07/2016