Empresas têm nova linha de financiamento de 220 milhões

Ministério da Economia anunciou a disponibilização de 220 milhões para empresas em setores como a indústria 4.0, a biotecnologia ou farmacêuticas.

O Governo anunciou esta segunda-feira a disponibilidade de mais uma linha de crédito de 220 milhões de euros, entre fundos de capital de risco e coinvestimento privado, para empresas em vários setores de atividade, ligados sobretudo à indústria 4.0, à eficiência energética e à biotecnologia ou robótica. 

Segundo a informação do ministério da Economia, as linhas de financiamento estarão disponíveis através da Instituição Financeira de Desenvolvimento, na sequência do concurso de cofinanciamento de Fundos Capital de Risco.

“A procura total do concurso, nos vários programas operacionais, ascendeu aos 196 milhões de euros, ou seja, ao dobro da dotação disponível, que era de 98 milhões de euros. O montante disponível a concurso aliado ao coinvestimento privado faz com que o total disponibilizado à economia a partir de hoje ascenda aos 220 milhões de euros”, explica o ministério da Economia. 

Foram admitidas a concurso 25 entidades gestoras de Fundos de Capital de Risco, em que uma é estrangeira, dez são novos operadores no mercado nacional e sete estão ligadas a grupos empresariais, enumera a tutela. 

Os setores mais procurados incluem, entre outras, áreas como as tecnologias da informação, a Indústria 4.0, a biotecnologia, a farmacêutica, a eficiência energética, a robótica e a eletrónica, a economia circular e as indústrias criativas.

 

 

 

 

 

Fonte: Dinheiro Vivo

13/02/2017