PDR 2020 com mais 155 milhões de euros

O Governo aprovou um reforço da dotação do Programa de Desenvolvimento Rural (PDR) 2020 em mais 155 milhões de euros, no sentido de redefinir a percentagem de co-financiamento nacional.

Em comunicado, o Ministério da Agricultura explica que o PDR 2020 se encontrava com compromissos assumidos "muito elevados face aos montantes de programação iniciais que originaram uma ultrapassagem muito elevada da dotação total programada, situação que obrigou a que seja implementado um conjunto de ajustamentos adicionais". 


Nesse sentido, a reprogramação do PDR 2020 aprovada pelo Governo prevê o aumento de 25 mil para 40 mil euros o montante máximo elegível dos projectos de investimento para os pequenos agricultores, assim como o aumento de 15 mil para 20 mil euros do valor base do prémio à primeira instalação para os jovens agricultores.


A concessão de prioridade aos jovens agricultores que pretendam instalar-se assumindo a actividade agrícola como ocupação principal e o estabelecimento do limite de investimento máximo elegível por beneficiário, durante o período de programação, em cinco milhões de euros no caso dos apoios ao investimento nas explorações agrícolas e em 10 milhões de euros no caso dos apoios ao investimento na transformação e comercialização de produtos agrícolas são outra das medidas aprovadas no âmbito da reprogramação do PDR 2020. 


"Com este acréscimo da dotação do programa, o PDR2020 contará com uma disponibilidade global para apoio à agricultura nacional de 4.329 milhões de euros até 2022", acrescenta o Ministério da Agricultura.

 

 

 

 

 

 

Fonte: Correio Alentejo

03/01/2017