Portugal investe 156 milhões de euros em autocarros amigos do ambiente

Entre 2018 e 2020 serão instalados no país 78 novos autocarros elétricos e 438 movidos a gás natural. A medida vai ser financiada por um programa do Ministério do Ambiente.

Em entrevista ao “Diário de Notícias”, o ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, afirmou que Portugal iria ver instalados mais 516 autocarros verdes, 78 elétricos e 438 movidos a gás natural.

Os novos meios de transporte vão estar disponíveis em todo o país, entre 2018 e 2020, e fazem parte de um dos objetivos do Plano Nacional de Reformas do Governo: a valorização do território. A medida vai ser financiada por um programa do Ministério do Ambiente, de acordo com o que noticia o jornal, e implicará um investimento de 156 milhões de euros.

No final do mês passado, o ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques, adiantou que o Governo tem um investimento de vários milhares de milhões de euros de fundos a serem mobilizados do Portugal 2020 para a execução do Programa Nacional de Reformas. “Pode ultrapassar os 10 mil milhões de euros de mobilização de fundos só para reformas deste programa, reformas sempre com o horizonte de uma década”, frisou o governante.

De acordo com a Comissão Europeia, em 23 Estados-membros da União Europeia, as normas de qualidade do ar continuam a não ser respeitadas – mais de 130 cidades europeias não cumprem os limites estabelecidos, sendo que os transportes são uma das principais fontes dos problemas de qualidade do ar.

 

 

 

 

 

Fonte: Jornal Económico

13/03/2017